quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PARTILHANDO...

Através das leituras realizadas durante essa semana , pude constatar quão profundo e fascinante é o estudo do Espírito Santo , que se torna difícil não se alongar nesse comentário com tantas contribuições de renomados mestres os quais temos o prazer de conviver nessa caminhada teológica.
Assim sendo, pretendo apontar algumas pistas para que uma teologia do Espírito possa ser realizada:

* O Espírito Santo era pouco conhecido porque se falava pouco dele; à primeira vista Pai e Filho bastariam ,mas a presença do E.S. era importante, sem ela a Igreja não teria nascido.
* A presença transfigurante de Pentecostes marcou a Igreja e a mesma não existiria sem esse acontecimento. Sem Pentecostes a obra do Pai e de Jesus estaria incompleta.
* No AT percebe-se uma presença forte de Jesus e do E.S.
* A Igreja do Oriente valorizou muito mais o Cristo glorioso (pneuma) ; valoriza a experiência do E.S. que estava presente na Liturgia.
* O desenvolvimento da Igreja no Ocidente foi cristológico , dogmático , doutrinal e de certa forma silenciou o E.S. e interessou-se pouco por ele ; esqueceu-se que no seguimento de Jesus também há uma presença do Espírito.
* Redescoberta da presença do E.S.: A Igreja Ocidental restringiu a presença do E.S., pensando mais no aspecto institucional.
* Quando há surtos carismáticos , a Igreja se perde um pouco. Isso mostra que o E.S.sopra onde quer.
* Os sacramentos são o grande caminho de presença do E.S No entanto, vemos mais o sacramento como graça ,como coisa do que como pessoa.
* O Ocidente "masculinizou" o E.S. , pois ele é como o lado feminino de Deus: o toque, o carinho, o afeto.Valorizamos mais a prática ,as ações.
* Os teólogos da libertação, muitas vezes esquecem do Espírito e focam mais nas práticas sociais.
* Para compreender o Pai precisamos do E.S. , para compreender o Filho precisamos do E.S. e para compreender o E.S. precisamos do E.S.
* Se não se compreende o Pai através do E.S. estaremos enxergando um Pai tirano, patriarcal; Se não se compreende Jesus pelo E.S., o veremos como um líder e não como o Cristo,aberto a experiências mais profundas.
* Onde está a Igreja está o E.S.
* Espirito Santo no AT: sede dos conhecimentos e sentimentos.
* Espírito Santo no NT: fundamental entender a relação entre o Espirito e o evento Cristo através do itinerário Batismo- Concepção-existência cristã- vida à Igreja das origens-supremo testemunho de João.
* Segundo São Gregório Nazianzo o AT pregava claramente o Pai e de forma mais obscura o Filho, o NT manifestou o Filho e insinuou a divindade do Espírito.
* Atualmente, o Espírito habita em nós e se manifesta a nós mais claramente.
* Yves Congar diz que o Espírito seria,sempre mantendo-se distinto, aquele que é comum ao Pai e ao Filho, a santidade comum deles, o amor deles, a unidade do Espírito pelo laço da paz.
* Agostinho: Pai=memória/ Filho= inteligência/ Espírito= Vontade(caridade)
* Tomás de Aquino parte da ideia agostiniana de que o Espírito é o amor do Pai e do Filho.
* São Simeão: mais do que pensar, ele se esforça por experimentar a ação do Espírito; nasce assim, uma doutrina mística a respeito do E.S.
* Paulo: primeira elaboração teológica do cristianismo carismático.

Um comentário:

  1. Espírito santo, mistério.

    Independente da linguagem que se usa para falar de algo que as vezes influência nossa vida de forma tb as vezes até involuntária,contrariando os metódicos e escribas de plantão, o cristianismo chama de espírito santo o que é valido.

    Em outras culturas ele recebe outros nomes, tb validos.

    O discernimento que todos usam para saber da validade e da originalidade desde "espírito" no agir humano é o mesmo em toda as culturas.

    Todos aqueles que tiveram os são movidos por este espírito se tornam pessoas livres.
    Esta experiência transcendente é de libertação e libertação continua.

    Vai libertando até a morte, nunca deixa de Libertar.
    Liberta o ser humano por todo, por completo.
    Mas nunca termina de libertar, liberdade se conquista diariamente.
    Esta libertação transcende religião, política, formação, cultura, nos abre ao todo, nos leva além fronteira.

    Exemplo de uma pessoa que é cristã se abre a riqueza espiritual do Islã e vice versa, sem deixar sua religião de origem.
    Se abre ao todo.

    Se torna cada vez mais humana e mais voltada ao ser humano e ao essencial da vida humana.
    Se liberta das leis e vive livre.

    Como diria o místico S. João da Cruz passa a viver das suas própria leis interiores, segue a moção do seu próprio coração o do fundo do seu ser.

    Vive uma vida espiritual ou mística ou de transcendência de forma independente e mesmo assim de forma comum com a unidade de todos os que comungam das mesmas moções.

    Ficam livres como Jesus, como Buda, como Gandhi entre outros seres livres.

    Nos dias de hoje se vê o oposto a esta experiência o que se chama de pseudoexperiência do espírito que se encontra nos grandes astros da tv e do cinema, como da música, e como não poderia deixar de ser nos movimentos e seitas pentecostais espalhadas pelo mundo todo e em grandes lideres carismáticos de religiões e políticos.
    O espírito verdadeiro aproxima, une e nos abre ao todo.
    Ao todo!

    ResponderExcluir